Garantias e devoluções
Consulta as condições de garantia e de devoluções de produtos
Devoluções
A Nitropc oferece a possibilidade de devolver os produtos nos primeiros 14 dias, contados a partir da data de recepção da mercadoria pelo cliente (reconhecida pelo artigo 104 do BOE), e desde que as condições estabelecidas nesta página sejam cumpridas. Pode efetuar a devolução facilmente enviando um e-mail para soporte@nitro-pc.es ou fazendo o pedido através da sua área de cliente.
Não serão aceites devoluções dos seguintes produtos, conforme estabelecido na Lei 47/2002, de 19 de Dezembro, sobre a reforma da Lei 7/1996, de 15 de Janeiro, sobre o Regulamento do Comércio a Retalho, para a transposição para a legislação espanhola da Directiva 97/7/CE, sobre contratos à distância, e para a adaptação da Lei a várias Directivas Comunitárias:
- Produtos sujeitos a flutuações dos coeficientes do mercado financeiro fora do controlo do vendedor.
- Produtos fabricados de acordo com as especificações do consumidor ou claramente personalizados, montados especificamente de acordo com um desenho especificado numa configuração ou que, pela sua natureza, não podem ser devolvidos ou são susceptíveis de se deteriorarem ou expirarem rapidamente. Isto inclui computadores com configurações personalizadas através da ferramenta "Configuração Avançada", actualizações de componentes de computador ou produtos que fazem parte de uma montagem e personalizações de produtos.
- Acessórios como monitores, teclados, ratos, auscultadores e altifalantes que tenham sido deselados pelo cliente.
Para efetuar uma devolução, deve contactar-nos e seguir o procedimento indicado pelo nosso pessoal designado. Ser-lhe-á atribuído um número de devolução e ser-lhe-ão fornecidos os dados para o envio da devolução.
Adicionalmente:
- A encomenda deve ser devolvida na sua embalagem original e protegida de forma a não se deteriorar nem levar selos adicionais da empresa de transporte.
- A Nitropc efetua gravações no momento de receção da encomenda para registar e criar prova do estado em que a mesma chegou. Se o produto tiver sido danificado no transporte devido a uma embalagem incorreta por parte do cliente, a Nitropc poderá deduzir o custo dos danos do montante total a reembolsar.
- As devoluções devem ser recebidas nas nossas instalações no prazo de 14 dias a contar desda data de aprovação da devolução. Caso contrário, a Nitropc reserva-se o direito de a rejeitar e de a devolver à sua origem.
- Uma vez recebida a mercadoria e verificado que se encontra em perfeito estado, proceder-se-á ao reembolso se assim for indicado.
- Os custos de transporte decorrentes da devolução serão suportados pelo cliente.
Perfeito estado:
As condições exatas em que um Nitropc deve ser devolvido para ser considerado "em perfeitas condições" são indicadas abaixo:
- Conservar as 2 caixas originais e manter intactas as tampas brancas de esferovite.
- Durante o período de teste, não remover a película adesiva das tampas laterais e da zona frontal. A sua presença não impede o correto funcionamento.
- Não retirar as tampas laterais. O selo de segurança das tampas laterais deve ser mantido no seu estado original, com excepção das instruções de abertura incluídas no interior da torre. A Nitropc reserva-se o direito de recusar a devolução se detetar uma manipulação sem conhecimento prévio.
Garantias
Os computadores e acessórios estão cobertos por uma garantia de 3 anos para todos os produtos vendidos a partir de 1 de Janeiro de 2022. Os produtos vendidos antes desta data têm uma garantia de 2 anos. Na Nitropc, antes de enviar os computadores, verificamos todos os componentes do equipamento, para detetar possíveis defeitos de fabrico. No entanto, se o computador começar a falhar dentro dos 3 anos do período de garantia, o cliente deverá contactar-nos através de um dos seguintes meios:
- Criação de um ticket, acessível através do "Histórico de encomendas".
- Por correio eletrónico: soporte@nitro-pc.es
- Pelo telefone 876 614 501 (extensão 2) durante o nosso horário de expediente. De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 15:00 horas.
Se o problema for direta ou indiretamente causado por qualquer tipo de malware, drivers ou programas essenciais em falta, sistema operativo, plataformas de jogos (Steam, Origin, Uplay, etc.) ou hardware/software adicional não suportado, a Nitropc reserva-se o direito de cobrar ao cliente o custo gerado pela reparação necessária com base nas nossas tarifas actuais (pode solicitar um documento PDF com as mesmas através do e-mail soporte@nitro-pc.es).
No caso de uma reparação nas nossas instalações, a equipa de assistência técnica fornecer-lhe-á instruções que deverá ler atentamente e seguir cuidadosamente sobre como proceder à embalagem correcta do seu Nitropc, acessório ou componente de hardware, juntamente com algumas instruções adicionais, tais como o envio de fotografias à medida que realiza este processo de embalagem.
Não será gerada uma coleção sem ter seguido todas as etapas mencionadas no referido guia e sem ter recebido a autorização dos nossos técnicos.
Adicionalmente:
- No caso dos computadores, procederemos à substituição ou reparação dos componentes necessários para que o computador volte a funcionar corretamente.
- No caso dos acessórios, estes serão substituídos por uma unidade nova ou reparada, consoante o caso.
- Em casos excepcionais e com aviso prévio ao cliente, a Nitropc reserva-se no direito de enviar o componente defeituoso ao fabricante ou distribuidor para que este avalie se será efetuada uma substituição ou reparação. A Nitropc suportará todos os custos de transporte e mão-de-obra enquanto a garantia for aplicável e estiver em vigor.
A Nitropc suportará todos os custos de transporte e mão de obra enquanto a garantia for aplicável e estiver em vigor.
Se, durante o período de garantia de três anos, o Nitropc apresentar um defeito num ou mais componentes devido a um defeito de fabrico, devem ser seguidas as instruções dadas pelo serviço de assistência técnica. O computador deve ser devolvido na caixa original com a proteção original. Além disso, deve ter recebido a confirmação da assistência antes do envio. Se não for esse o caso, o cliente é responsável por quaisquer danos que possam ocorrer durante o transporte.
Se a caixa original do produto não for utilizada, a Nitropc fica isenta de qualquer dano causado ao produto durante o transporte. A Nitropc efetuará gravações e/ou fotografias do produto no momento da sua recepção para comprovar o estado em que o mesmo chegou.
Em caso de danos devido a mau embalamento, o apoio técnico informará o cliente para que este tenha conhecimento do sucedido. Se os danos forem externos (torre/caixa), ser-lhe-á dada a opção de enviar o computador (já reparado) com os danos existentes ou colocar uma nova caixa. O cliente compreende e assume o custo da nova caixa e o custo da remontagem.
Se os danos forem internos, serão efectuadas as reparações previamente acordadas entre o cliente e o suporte técnico sem custos, cumprindo assim a garantia, mas serão cobradas ao cliente quaisquer outras reparações efectuadas devido a danos de transporte. A Nitropc reserva-se o direito de não reparar danos causados pelo cliente se este não suportar os custos de reparação solicitados pela Nitropc.
Quem paga os custos de envio em caso de utilização da garantia?
Recordamos que a Nitropc se encarregará dos gastos de envio, tanto de recolha como de entrega, sempre que o computador esteja dentro do período de garantia e se encontre em Espanha/Portugal Continental, Ilhas Baleares ou Europa (ver zonas). No caso das Ilhas Canárias, Ceuta e Melilla, a Nitropc não se responsabiliza pelos custos de desalfandegamento.
Quando é que o cliente pode reclamar?
Quando o bem adquirido:
- Chega com qualquer tipo de deterioração física. O cliente dispõe de 24 horas úteis para entrar em contacto com a Nitropc. Após este período, entender-se-á que o cliente concorda plena e inequivocamente com o estado da embalagem.
- Não foi recebido com as características ou especificações exclusivamente mencionadas pelo vendedor no momento da compra. Dispõe de um prazo de 2 anos a contar da data de entrega para nos informar de qualquer falta de conformidade.
- Não é adequado para utilizações normalmente previstas para bens do mesmo tipo, excluindo os casos em que tal resulte de uma escolha incorrecta por parte do cliente devido à falta de conhecimento e/ou pedido de aconselhamento ao vendedor.
- Não é adequado para o uso especial exigido pelo consumidor, dado a conhecer e aceite pelo vendedor no momento da celebração do contrato (compra).
O que fazer se o produto estiver defeituoso?
Se o produto estiver defeituoso, deve informar-nos através de um dos seguintes meios:
- Criação de um ticket, acessível através do "Histórico de encomendas".
- Por correio eletrónico: soporte@nitro-pc.es
- Por telefone, através do número 876 614 501 (extensão 2) durante o nosso horário de funcionamento. De segunda a sexta-feira, das 10:00h às 15:00h.
Cancelamento de garantias
O incumprimento de qualquer uma das seguintes condições implica a anulação da garantia:
- Utilização incorrecta, manipulação ou falta de manutenção do computador, kit multimédia, componente ou periférico por parte do cliente.
- Abertura do interior sem notificação prévia ao serviço de assistência técnica.
- Componentes queimados por sobretensões eléctricas ou sobreintensidades.
- Componentes partidos ou danificados sujeitos a impactos ou agressões. Reparação, modificação ou ampliação incorrecta do equipamento por um terceiro externo à Nitropc.
- Que, depois de ter adquirido um equipamento em território espanhol, este seja deslocado para outro país fora do território nacional em que foi adquirido e seja danificado ou deteriorado.
Adicionalmente
- Não serão aceites mercadorias danificadas ou não embaladas, nem mercadorias com sinais evidentes de manuseamento incorreto.
- Se o produto tiver sido revendido a outra pessoa ou empresa, a garantia só pode ser processada pelo proprietário original e não é possível uma transferência da garantia.
Fora da garantia/assistência
Os defeitos e danos causados por eventos externos, acidentes, desgaste e utilização não conforme com as instruções da Nitropc estão excluídos de qualquer garantia.
- Também estão excluídos os produtos modificados ou reparados pelo cliente ou por qualquer outra pessoa sem aviso prévio e autorização da assistência técnica da Nitropc.
- A Nitropc não é responsável pelas informações pessoais contidas no PC ou na unidade de armazenamento. O cliente é responsável pelos dados ou informação contidos no material a reparar e por efetuar as respetivas cópias de segurança. Da mesma forma, a garantia actuará em relação a defeitos ocultos e defeitos de fabrico do produto, de acordo com o artigo 1490 do Código Civil espanhol.
- Configuração incorrecta de software/hardware por parte do cliente de um equipamento, componente ou periférico. Configuração incorrecta de software/hardware ou falha do equipamento causada por um componente não fornecido pela Nitropc e incorporado pelo cliente.
- Infeção de vírus informáticos ou outro malware, por parte do cliente, em equipamentos, discos rígidos, pen-drives, disquetes de drivers ou qualquer hardware externo e/ou adicional.
- Ter uma versão não original do Windows.
- Utilizar um sistema operativo diferente do instalado na fábrica, salvo indicação expressa dos nossos técnicos.
- A Nitropc não pode ser responsabilizada pelo mau funcionamento de software de terceiros instalado no seu computador, quer seja o próprio sistema operativo ou qualquer outro tipo de programa ou driver. Nestes casos, cabe ao programador do referido software fornecer apoio e uma solução para o incidente que possa estar a ocorrer.
- Se o equipamento se encontrar num país diferente daquele para o qual foi originalmente expedido, pode receber assistência remota e ajuda parcial, mas não a garantia total de recolha e reparação a partir do seu local de origem gratuitamente, caso em que terá de pagar os custos de recolha e entrega, mas não a reparação.
Fora da garantia/assistência: Pixéis mortos
A ocorrência de "pixéis mortos" ou "pixéis presos" em painéis do tipo LCD está geralmente excluída das condições de garantia dos próprios fabricantes de monitores, uma vez que estes consideram que se trata de um evento que não afeta a funcionalidade do monitor.
É necessário contactar a nossa equipa de assistência técnica para confirmar as políticas específicas do distribuidor ou do fabricante do monitor que nos adquiriu.
Reparação remota e/ou assistência remota
Algumas eventualidades que podem ocorrer com um PC por diversos motivos, têm soluções simples e rápidas que podem ser resolvidas remotamente. Desta forma, o cliente evita o prejuízo de ter de ficar sem o seu equipamento durante vários dias e o custo económico no caso de não estar na garantia é menor.
A reparação remota ou assistência remota é um sistema em que o cliente nos dá o controlo total do seu equipamento durante a ação para que um dos nossos técnicos possa:
- Instalar software de ajuda, reparação ou teste.
- Analisar o computador para detectar vírus e outro tipo de malware.
- Desinstalar aplicações, jogos ou programas maliciosos que estejam a danificar ou a tornar o PC mais lento.
- Manutenção ou otimização do computador (limpeza de ficheiros inúteis e/ou cache, desfragmentação do disco, libertação de memória RAM, reordenação do registo, etc.).
- Ajuda técnica com o sistema operativo (reconhecimento de partições, ativação de licenças, utilização do serviço Recovery e outros).
O cliente compreende que todos estes processos estão em vigor para reduzir o tempo global de resolução de incidentes. O cliente aceita também que, durante o tempo de assistência, o técnico monitorize o equipamento.
A Nitropc nunca abrirá ficheiros, pastas ou conteúdos de qualquer tipo que possam violar os dados pessoais do cliente.
Por razões de qualidade e segurança, a Nitropc efectua gravações parciais ou completas das acções remotas dos nossos técnicos. Nestas gravações e actuações não serão incluídos quaisquer ficheiros ou pastas pessoais. O cliente está ciente de que informações sensíveis não devem ser visíveis ou abertas. As gravações são utilizadas exclusivamente para procedimentos internos e constituem material confidencial, que é guardado em local seguro sob a responsabilidade da Nitropc.
A Nitropc nunca, em circunstância alguma, venderá, transferirá ou dará os seus dados pessoais a outras empresas para fins comerciais.
A Nitropc notificará e informará o cliente em qualquer altura, mas não será responsável, em circunstância alguma, pela perda de dados no processo de reparação do computador.
Anulação de encomendas
As anulações de encomendas que impliquem um reembolso ao cliente e que sejam efectuadas por transferência bancária terão um prazo máximo de 10 dias para os procedimentos administrativos.